- Área: 154 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Y.Harigane
-
Fabricantes: Aica, SHINEI INDUSTRIES
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Prefeitura de Saga Kashima é uma cidade frente ao Mar Ariake com cerca de 30.000 habitantes. Prosperou como uma cidade portuária, entreposto comercial e a fabricação de saquê tem estado ativo desde a Era de Edo (1603 - 1858), graças a abundância de água e arroz na região. Entre outras, a fábrica de saquê Fukuchiyo foi fundada em torno de 1920, e sua produção tem recebido vários prêmios de excelência. A adega recebe turistas japoneses de todo o país, e com foco na inauguração de um armazém turístico, o turismo atraiu 70 mil pessoas em dois dias de visitação em 2015.
Desde o prêmio de melhor do mundo pelo Desafio Internacional de Vinhos na categoria Saquê, tenho estado envolvido nos projetos de reforma em showrooms, escritórios, lounge, depósitos de arroz e fachadas. Este é o projeto de reforma do antigo moinho de arroz inaugurado em 1921 em uma galeria que exibe exposições sobre fabricação e degustação para visitantes. Graças ao imóvel ser tombado, não é possível alterar sua forma e aparência, mas o edifício estava num estado que se inclinava em direção ao edifício adjacente.
Utilizamos uma abordagem em relação à planta, reduzindo o peso da cobertura, corrigindo a inclinação através de um recorte e reforçamos a estrutura através da inserção de uma nova placa de ferro sob a viga.
A parede metálica revestida com couro preto de 12 mm de espessura também é móvel para expor as garrafas de saquê, além de aumentar o limite de elasticidade ao fixar parte da estrutura ao redor das aberturas que exibirão as garrafas.
Com esta estratégia, reforçamos os apoios estruturais e conseguimos dar destaque à arquitetura histórica e fazer com que a intervenção tenha ares de instalação contemporânea dentro do edifício antigo.
Ao inserir a placa de ferro reforçado em aço estrutural compensado nos interiores, a parede interna do edifício histórico com 100 anos de idade consegue se manter intacta. O motivo que optamos pela placa de ferro foi graças à sua qualidade de envelhecimento ao longo do tempo, de qualidades similares à parede de terra da envoltória histórica.
Os resultados das análises estruturais evidenciaram que a parede metálica de 12 mm conferiram resistência 1,65 vezes maior graças aos reforços nas aberturas.